Vamos colorir a vida de verde?

Amanhã, dia 5 de junho, é o dia mundial do meio ambiente. Algumas pessoas acham estranho quando eu falo “ei, usa o verso do papel pra rascunho!”, talvez porque eu não seja aquele esterótipo ambientalista que habita o imaginário popular, o bicho-grilo natureba. De fato, não sou uma ativista, mas me sensibilizei com a causa ambiental; eu percebi que não precisava fazer uma “revolução” aqui em casa para diminuir minha pegada. Desde o ano passado, comecei a adotar “medidas verdes” na minha rotina e tem dado muito certo, então decidi compartilhá-las com vocês hoje. São dicas simples, podem parecer bobas ou sem importância, mas é com elas que eu quero mostrar como é fácil contribuir com o meio ambiente:

  • Se você vai se ausentar mas não quer desligar o pc porque está esperando um email ou fazendo um download, desligue pelo menos o monitor.
  • Panfletos recebidos na rua ou por correspondência podem ser reutilizados para escrever recados ou fazer lista de compras. Aproveite também o verso das folhas impressas de um lado só.
  • Use ecobags para fazer compras. Elas comportam mais itens e são mais resistentes do que aquelas sacolinhas plásticas mixurucas.
  • Falando em compras, alguns produtos têm múltiplas embalagens (pra quê?!), então opte por aqueles que resultam em menos lixo.
  • É muito útil trocar as lâmpadas da casa por lâmpadas fluorescentes, mas sabe o que é ainda melhor? Desligar a luz do cômodo quando ninguém estiver lá! O mesmo vale para o ar-condicionado, televisão, abajur.
  • Separe o lixo seco do orgânico. Se você morar em condomínios, confira se os funcionários não misturam as sacolas quando recolhem o lixo (isso é BEM comum!). Aqui no prédio, o síndico colocou duas lixeiras grandes em cada andar e orientou o pessoal da limpeza.
  • Procure saber se existe um ecoponto perto de onde você mora ou trabalha. Eu descobri um no mercado e agora separo metais, plásticos, papéis, vidros e óleo de cozinha e levo lá quando vou fazer compras. Isso não dá trabalho de fazer, experimente!
  • JAMAIS descarte pilhas e baterias no lixo comum. Várias empresas tomaram a iniciativa de recolher esse material, então informe-se! Eu descarto em uma agência bancária na universidade. A moça pergunta “oi, veio abrir uma conta?” e eu digo “não, vim descartar essas pilhas!” *risos*
  • Em vez de jogar a água da garrafinha pelo ralo, regue um vaso de plantas!

Essas são algumas das muitas formas de reduzirmos desperdícios e cortarmos hábitos nocivos ao meio ambiente. O que posso acrescentar, por experiência própria, é que quando você começa a se reeducar e a mudar atitudes dentro de casa, você acaba por estender esse comportamento para o condomínio, o trabalho, a igreja, etc. Eu me interessei e busquei informações; com a internet, isso é ainda mais fácil. Vou deixar alguns links para que vocês possam saber um pouco mais sobre o assunto:

Um beijo a todos e até a próxima!

05/06/2009 – Post premiado no concurso Semana do Meio Ambiente, da Rede Ecoblogs.

7 comentários sobre “Vamos colorir a vida de verde?

  1. teve dengue em 2002, entao. ahahah
    gostei da iniciativa do blog, mocinha ;)

    dei uns sorrisos sinceros com a sua empogacao! acho que tava precisando disso :)

    beijo!

  2. Cheguei atrasada (novidade) pra dar boas vindas ao seu blog novo … Mas mesmo assim, boa sorte no blog novo! :D

    Gostei da sua iniciativa e fiquei mas feliz comigo mesma ao ver que a maioria dos intens da sua lista, eu normalmente sigo. Menos utilizar os papeis de propaganda, eu tenho um certo nojinho deles… XP

    Beijos!

  3. dia mundial do meio ambiente hmmm….
    pra ajudar o meio ambiente, primeiro passo: não ter filhos ou ter no máximo um!! afinal o que adianta tomar banho de 30 segundos, desprezar meios de transporte que não sejam bicicletas, não usar nada de plástico e cortar a energia elétrica das nossas vidas se a cada segundo nascem 740871407 novas pessoinhas no mundo?! lol
    /desabafo

    enfim… eu tento ser “ambientalmente correta”, uso eco bag, ando de transporte público etc., mas é difícil viu… me dá uma coisa quando vejo “ambientalista” com sete filhos ensinando os pimpolhos a plantar árvore ‘¬¬ (isso foi um exemplo fictício só xD)

    enfim adorei essas letras grandes nos comentários!!

  4. Meu pai tem a mania de quando tá perto de chover ele ligar a mangueira no pátio e deixar pro nada molhando as plantas. Mas eu cortei o embalo dele, ele liga, eu vou lá na surdina e desligo, ae ele diz que tem um duende desligando a água ahshauusa.

  5. olá! tudo bem?
    gostei do post, algumas dessas atitudes já pratico há muito tempo, mas muitas coisas, como aproveitar panfletos, nunca passaram pela minha cabeça… vou começar a colocar mais delas em prática, porque provavelmente daqui uns anos, do jeito que estão as coisas, falta de água e alterações bem loucas no clima serão constantes e bem, eu estarei viva e com filhos, provavelmente, e não quero isso não, obrigada =P
    bjaum

  6. E são pequenas ações que fazem toda a diferença.
    Lá em casa a gente já tem o costume de separar o lixo – e eu que achei que não faria isso por conta da minha preguiça, já entrei na onda.
    Usar o verso da folha, isso já faço há muito tempo, mesmo antes dessa preocupação toda com o ambiente. Preocupava-me antes com o desperdício só, mas agora posso dizer que me preocupo com o meio ambiente também. hihihi
    Bjitos!

Deixe um comentário

