Ser canhota é…

… quase normal. Sim, quase. Como  qualquer pessoa com uma diferença, sofremos preconceito. Não existem cotas para canhotos nas universidades e empresas; somos desprezados por aqueles olhares quando escrevemos “empurrando” a caneta (ou “puxando” a mão); sentimos raiva de tesouras e abridores de lata.

Por que tudo é tão direito?

Antigamente, ser canhoto era considerado maldição. Oras, se existe alguma maldição nesse mundo, é a maldição destra! As carteiras escolares, os abridores de lata e as tesouras são alguns produtos que tiram uma pessoa canhota do sério. Quando fiz vestibular pra faculdade particular que cursei em 2007, na inscrição perguntava se eu era canhota. No dia da prova, tinha uma cadeira com o braço do lado esquerdo. No vestibular da universidade pública, não perguntam nada. E quando você chega à sala de prova e pede uma cadeira para canhoto, é um suplício. Falando em suplício, experimente abrir uma lata de leite condensado usando o abridor na mão esquerda. Não consegue, né? Tente então usá-lo “ao contrário”. Pois é, só assim eu consigo abrir uma lata.

É raro encontrar coisas pra canhoto. Eu tenho uma tesoura “especial”, para canhotos. O preço dela também é bem especial: CINQUENTA REAIS!! Não, minha tesoura não é de ouro, mas infelizmente é a realidade. Isso porque para fazer uma tesoura pra canhoto é preciso inverter os moldes. Pra você entender melhor, pegue uma tesoura comum com a mão esquerda. O lado do corte fica pra fora, né? Mesmo que você gire a tesoura, o corte sempre estará fora. Então, é preciso montar outro tipo de tesoura. Além disso, a clientela é bem restrita (quantos canhotos você conhece?). Por isso o preço é tão salgado e produtos específicos para gente como eu é tão difícil de se encontrar. Minha tesoura já tem mais de 5 anos rs.

Tirando isso, as outras atividades são normais. Escovo os dentes, penteio o cabelo, lavo a louça, tudo com a mão esquerda ou direita. Só não consigo escrever, ainda. Tenho treinado de vez em quando, mas pareço uma analfabeta com mal de Parkinson, de tanto garrancho que faço. Esse ano, com meu notebook novo, passei a usar o mouse do lado esquerdo, por causa da posição da porta USB. Antes, só usava do lado direito. O câmbio do carro? Não, nunca tive problemas, meu braço direito também é forte, rs.

Bem, agora vocês já conhecem um pouco da minha vida de canhota. Escrevi esse post porque hoje é dia do canhoto, parabéns a todo nós; poucos, mas especiais!

19 comentários sobre “Ser canhota é…

  1. Walter Campos

    Eu já sabia que tem coisas especiais feitas para canhotos, mas não imaginava que uma coisa tão comum como uma tesoura precisava de uma versão pra canhotos.

    1. Quando eu era criança, não conseguia cortar com a tesoura comum. Estranho, né? rsrs. Meus pais penaram muito pra encontrar essa tesoura. Atualmente eu tenho tentado fazer tudo com ambas as mãos.
      Obrigada pela visita, Walter! Volte sempre! =)

  2. Os canhotos ainda são “melhores” – às vezes – na minha opinião. Porque geralmente são ambidestros por conta dessas dificuldades, então consegue fazer quase tudo com as duas mãos, coisas que os destros não conseguem (porque não precisam treinar).
    Bjitos!

  3. Deus é pai, este post foi feito pra mim, kkkk! Sou canhota e sofro demais da conta, principalmente no cursinho por causa das carteiras com as mesinhas mínimas com um tamanho praticamente de meio palmo ¬¬ Com a tesoura eu não ligo muito, só quando começa a machucar meu dedão quando corto demais, hehe.
    Agora, abrir lata para mim é o inferno na terra! Eu viro “ao contrário”, boto força e o treco não vai de jeito nenhum oO meus dedos ficam até brancos por falta de circulação. Mas tenho orgulho de ser canhota. Dizem que somos capazes de usar os dois lado do cérebro, ser mais criativos, desenhar super bem (sou prova viva desta última – modéstias à parte, hehe – tirando aquelas manchas de grafite que ficam na lateral, mas isso a gente supera) e ter mais capacidade de usar as duas mãos. ;D
    Feliz dia do canhoto atrasado! Toca ae colega o/ hehe xD
    =*

    1. Aff, esse problema de borrar a folha com o grafite é de me tirar do sério também. O pior é que eu suo na mão, então às vezes mancho o texto que escrevo com caneta!!
      Feliz dia do canhoto! \o Obrigada pela visita!

  4. oO
    Menina de Deus, não imaginava tamanho preconceito com vocês, canhotos!!!
    E eu sempre quis ser canhoto… acho que por ser tão normal ser destro… eu acho chique!
    ^^
    Não sou de reparar nisso sabe? Se a pessoa é destra, canhota…. nunca me atentei à isso, sei lá… pode ser porque eu ainda não aprendi a distinguir direita e esquerda!
    Huahauhauhauhauhauahuahuaha

    Beijos!

  5. Sou canhota e compreendo sua dor ¬¬’

    Mas não se sinta oprimida não! Lembre-se que as grandes mentes da humanidade eram de pessoas canhotas e os violinos são feitos especialmente para canhotos! *motivo pelo qual eu sempre quis aprender a tocar um*

    Feliz dia do canhoto pra voce também!
    Beeijos

  6. Nossa, acredite: eu nunca tinha parado pra pensar em tantas dificuldades! Mas deve ser como pra mim: não ouço do ouvido esquerdo desde que nasci. Então, acabo fazendo as coisas voltadas pro lado que ouço. Não consigo, por exemplo, andar com pessoas ao meu lado esquerdo (o lado do ouvido surdo). As pessoas perguntam como eu posso… oras, podendo! rsrs. Não dá pra estranhar algo que sempre esteve presente… ou a falta de! xD

  7. Jesus, eu nunca compraria uma tesoura dessa, compraria qualquer coisa não-direita. o_o

    Quando eu comecei a crescer, meu pai fazia de tudo pra eu virar canhota. Imagina EU, mega pão-dura, canhota e tendo que comprar uma tesoura dessas. Deus foi bom comigo. u_u

    Beijo, Tatchy s2s2s2

  8. Hey more ^_^

    Tati sério tô rindo aqui… hahaha calma sem stress olha as rugas futuras… também não posso dizer – ” eu te entendo” porque literalmente não entendo hahaha claro que posso ter uma “noção” de tal dificuldade apenas…

    Estou solidária hahaha até porque meu amigo lindo Ander também é canhoto ^_^

    Bjs ótima semana

    :: Loma

  9. faço curso em uma escola, e na minha sala só tem eu de conhota,e acreditem tem gente que ainda fica reparando , as vezes sinto preconceito, as vezes me sinto um peixe fora d’agua, afinal ser diferente é normal, e eu curto muito ser conhota, bjs…

  10. solange alves

    gostaria de saber onde comprar esta tesoura especial para canhoto ,pois tenho um sobrinho canhoto e ele sofre demais na escola por não conseguir recortar.

    1. Oi, Solange,

      É bem difícil encontrar a tesoura pra canhoto nas papelarias. Meu pai comprou a minha há – pasme – mais de 10 anos. É aquela tesoura com o parafuso vermelho (Mundial, se não me engano). À época, eu tinha 9 ou 10 anos, ele comprou uma pequena (escolar) e uma grande, pois já era difícil encontrar. Joguei “tesoura para canhoto” em alguns sites e encontrei nas Americanas: http://bit.ly/hCicXF
      Há 10 anos não havia a facilidade de comprar pela internet. Meu pai comprou em uma grande papelaria aqui de Brasília, a ABC Office Shop, que também vende por atacado. Mas hoje é praticamente impossível encontrar à venda em lojas físicas. Tente ligar nessas grandes redes na sua cidade, quem sabe você não encontra. Você pode tentar ligar também para as fabricantes. Maped e Mundial são boas marcas.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

  11. Até o momento não encontrei tesoura para canhoto.
    Quando comecei a faculdade, em 2009, fiz questão de fazer uma compra de materiais específicos para canhotos. Foi difícil, mas achei régua para canhoto, caderno para canhoto (com a espiral bem pequena, para não atrapalhar), e canetas (aquelas com regil) especialmente feitas para canhotos, pois temos costume de pressionar muito a caneta, machucando os dedos.
    Mas tesoura… não achei até hoje.

    1. Uau, caderno pra canhoto? Não conhecia, caneta também não (só Montblanc, mas são raras). Já me adaptei a vários produtos justamente por não encontrar uma versão própria para canhotos. No caso dos cadernos, por exemplo, sempre procuro aqueles com espirais menores. Existem cadernos com a espiral do lado direito, mas só os vi à venda no exterior.
      Tenho procurado lojas no Brasil que vendam materiais adaptados para canhotos, pois mesmo na internet é difícil encontrá-las. Pretendo fazer um post para ajudar quem procura produtos específicos. Quando a gente cresce, acaba se adaptando, mas as crianças sofrem, é nelas que penso. Também torço para encontrar um empreendedor que tenha interesse na ideia de fabricar produtos para nós, é um nicho de mercado que ainda não foi explorado, mas a demanda é grande!

  12. Simone L. F. Guimarães

    É um absurdo, um absurdo, que nesses tempos futurísticos, de tanta modernidade e tecnologia, apesar de todos os avanços, as pessoas ainda tem preconceito com canhotos. Oh, meu Deus!!! Tudo para eles é caro, tudo para eles é difícil.

    Antigamente, obrigavam as crianças canhotas a escrever com a mão direita (na marra) e se não escrevessem dariam palmatórias. Que maldade! Coisa mais ridiculamente hedionda. Naquele tempo já era ridículo esse preconceito, quem dirá hoje. Não existe nada adaptados para esse público.

    Ainda dizem, aqui no Brasil, que são pessoas amaldiçoadas, com predisposição ao homossexualismo, etc… Mesmo que realmente as estatísticas indiquem que as crianças que nascem canhotas tem maior predisposição ao homossexualismo, não precisa se usar de violência com eles. Só fazem ficar revoltados e querer descobrir o que é o homossexualismo. Daí, eles vão acabar descobrindo mesmo, que é o que esses pais tanto temem.

    Deixa a criança ser canhota. Isso tudo se trata de pão-durismo das autoridades e comerciantes que não querem fazer alguma coisa adaptada para esse público.

    Se desde cedo criarem materiais adaptados para eles, eles se sentirão aceitos, à vontade entre eles, e poderão se interessar por outros canhotos também do sexo oposto, quem sabe?

    E nos dias de hoje, existem alguns curiosos destros que até são homossexuais também. Eles se chamam “bissexuais”, são os destros que querem “salvar” os canhotos. O que tem a ver uma coisa com a outra, não sei. Mas, esses psicólogos de hoje tem explicação para tudo.

    Calma aí. Talvez valha a pena fazer uma lista de crianças e jovens canhotos para interagirem. Uma escola especial para eles, conhecerem outros canhotos também e perceberem que não são tão anormais assim.

    Na Inglaterra, tudo é ao contrário também. É uma Terra que deixa qualquer canhoto bem à vontade. Lá é tudo ao contrário, o volante dos carros, tudo. A pessoa canhota se sente “em casa” e os destros acabam indo lá aprender muitas coisas com eles também. Os canhotos são muito mais raros que os destros, excepcionais, são uma minoria, mas são super criativos. Não deveria ter tanto preconceito, pois afinal de contas, uma pessoa canhota, da mesma forma que um homossexual, não teve culpa de nascer com um lado do cérebro funcionando melhor.

    É tudo questão do lado do cérebro. Tem haver com espelhismo, enfim um monte de coisa. É real que os homossexuais usam mais o lado esquerdo do cérebro, o lado mais criativo, mais artístico, etc… Já o destro usa mais o lado direito, é mais do lado racional, etc… E ainda aqueles que as duas partes do cérebro interagem ao mesmo tempo.

    Tanta tecnologia faz o cérebro ficar meio assim mesmo.

    Nesse tempo os dois lados do cérebro parecem funcionar ao mesmo tempo.

    Mas, ainda existem aqueles que usam separadamente mais o lado direito do cérebro e outro mais o esquerdo. Mas, hoje já existem cursos para as pessoas usarem melhor os dois lados do cérebro. Existem curso de criatividade que ensinam a destros a trabalharem o lado esquerdo do cérebro. Usar mais o lado criativo, esportivo e existem também o inverso, um curso para canhotos usarem mais o lado direito. A tecnologia hoje está muito avançada e se concerta.

    Mas, as pessoas precisam entender que a pessoa não tem culpa de nascer destra ou canhota e os pais de canhotos não precisam proibir seus filhos de ir para escola, porque se os professores perceberem serão muito discretos e tentarão fazer a criança adaptar-se ao estilo do mundo destro com algum conforto, se isso for impossível, o preconceito na escola for muito grande, poderá se ver uma escola especial para canhotos.

    1. Oi, Gibson, tudo bem?
      O único produto para canhoto que tive (e ainda tenho) é a tesoura grande (20 e poucos centímetros) da marca Mundial, comprada quando eu era criança! Eu também tinha a tesoura escolar dessa marca, de ponta arredondada, mas sumiu na casa dos meus pais há anos e nunca mais achei, rs. No Brasil, o mercado desses produtos ainda é incipiente. Acredito até que se retraiu ainda mais nos últimos 10 anos, pois frequento várias papelarias, inclusive grandes redes, e não vejo nada para esse público. A Cícero Papelaria (http://www.ciceropapelaria.com.br/) produzia caderno para canhoto, mas não o encontrei na página de produtos. Vendia também na Livraria Cultura, mas consultei o site e está esgotado.
      No exterior, existem as lojas Anything Left Handed (Reino Unido) e The Left Store (EUA), no Google você encontra o site delas.

      Na minha opinião de canhota, não sei se é preciso comprar tanta coisa específica para sua filhinha. Hoje estou com 24 anos e me adaptei bem ao mundo destro (menos aquelas cadeiras universitárias de destro, ugh, detesto!). Acho que ela poderia ter a tesoura, faria diferença nos trabalhinhos escolares. Tirando isso, a maior parte dos produtos é perfeitamente adaptável. Hoje, uso minha tesoura em casa, mas no trabalho corto com a tesoura de destro usando a mão esquerda tranquilamente. Considero até que usar coisas de destro com a mão esquerda “treina” nossa mente, deixa-nos criativos ou mais atentos a adaptações. Mesmo o abridor de latas, de que eu sempre tive birra, já me adaptei e encontrei um modo de usá-lo com a mão esquerda mesmo (empurro a lâmina no sentido contrário ao que faria o destro). Aliás, o Walmart vende um abridor para canhotos: http://walmart.com.br/produto/Utilidades-Domesticas/Utensilios/Brinox/367709-Abridor-de-Latas-Brinox-Verona—Cinza

      Consultei o site da Mundial e existe um modelo de tesoura escolar para canhotos: http://www.mundialcreative.com.br/produto/usos/escolar/906-5m-2/ Veja no SAC da empresa se há lojas na sua cidade, ou como você pode adquiri-la.

      Espero que tenha te ajudado um pouco. Fique à vontade para fazer novos contatos! Um abraço!

Deixe um comentário

