Universidade pública

Ensino superior é bem interessante aqui no Brasil: ou você morre pra passar no vestibular, ou você morre pra pagar as mensalidades. Entretanto, a maior diferença entre a instituição pública e a particular é a burocracia, não o dinheiro. A universidade pública é mantida pelos impostos da população, estudante ou não, mas é um péssimo hábito da maioria de brasileiros não saber para onde esse dinheiro vai.

Neste semestre, das cinco disciplinas obrigatórias do meu curso, três estão sem professor. Ou seja, estou sem 60% das minhas aulas, SESSENTA!! O motivo? Os professores que lecionavam tais matérias viajaram e/ou se aposentaram, e o processo de contratação dos professores ainda não foi concluído, embora o concurso de seleção já tenha sido realizado – todo esse perrengue dura mais de um mês e meio. Assim, estou há duas semanas sem essas matérias, sem contar o adiamento de uma semana em virtude da gripe suína. Há quem ache essa situação ótima, até eu acharia não fosse o email da Faculdade de Comunicação dizendo que “as aulas serão repostas de modo que os estudantes não tenham perda de conteúdo programático”. Peraí, defina “reposição” para alunos de universidade pública, cujas grades horárias são as mais variadas possíveis. Aliás, antes disso, quando essas aulas vão começar? Pra variar, não existe data precisa, porque na máquina pública o trâmite “demanda tempo”.

Olha, eu procuro não me preocupar antes do tempo, estresse só me atrapalha e me deixa mais ansiosa, mas se existe algo que demanda tempo aqui é a minha formação. Quanto mais eu terei de esperar? Qual é a cifra desperdiçada pelas aulas não ministradas? Talvez na faculdade particular fosse um pouco diferente, pois a contratação não seria tão burocrática, mas estou certa de que não é só no Congresso que gostam de jogar o dinheiro do povo fora…

Pessoal, gostaria de agradecer as visitas e os comentários, eu me divirto com as palavras de vocês, além de sempre estar interessada na opinião de quem comparece ao blog. Obrigada! Bom domingo! ;)

9 comentários sobre “Universidade pública

  1. Olá, amiga! Realmente, concordo com você, apesar de ainda não estar na faculdade. Alguém tem de organizar esta zona! Mas, pelo que você contou, a situação está longe disto. E eu só posso te desejar boa sorte né? Bem, acho que é isso. Beijos, queijos e sucos (ou coca-colas, se você preferir.)

  2. Absurdo.
    Comparando em termos, faculdade pública é igual a escola municipal. Ambas têm greve, acontece isso aí de professor sair e não ter outros reservas. Depois quem se mata pra passar fica aí de mãos abanando e mais meses de curso enquanto deveria estar se formando.
    Brasil.

  3. que horror! já achei um absurdo terem adiado as aulas, se não tivesse professores pra me dar aula acho que eu ia lá na facul dar piti! eu tbm vou ter que repor aulas por causa dessa porcaria de gripe que tá atrapalhando a vida de todo mundo, vou ter aula até de sábado. eles não tem nenhum professorzinho substituto? maior sacanagem com vocês…é em situações como essas que a gente ve que faculdade particular tem lá suas vantagens ¬¬

    e menina, obrigada por oferecer ajuda, o pior já passou agora…e eu sabia como colocar feed no cutenews e no wordpress, mas no blogger brasil eu não faço idéia!! a tag de arquivo nem tá funcionando por um motivo que eu desconheço mas que me deixa muito p. da vida –‘

    bjs =**

  4. É revoltante essa situação toda. É um descaso com a educação que envergonha, mas que, para mim, tem explicação.
    Afinal, que governo como o nosso quer uma população instruída para questionar as explêndidas atitudes dele?
    Bjitos!

  5. A gripe suína nos deu uns dias de folga mas “Fuckiou” a gente. Lá no colégio, eu estudo a noite, o prof de biologia ontem dizia que os alunos do dia teriam reposição no sábado, e nós da noite entrariamos JANEIRO em aula. Não mesmo! Já tô rodada mesmo, e mesmo se não tivesse janeiro adentro não vou!
    Esse negócio de não ter prof na faculdade é um absurdo né. Brasil é uma merda mesmo.
    Desculpa a demora a responder o comentário.
    :* Um Beijo

  6. aconteceu isso comigo quando iniciei um curso técnico em uma instituição pública. Fiquei sem professor, e eu só lembrava o quanto eu me matei pra passar na prova u.u

  7. Menina do céu, mas que coisa! O problema é que minhas pastas não cabem em um cd nem em dvd…pra ajudar mais…Pensa na derrota da menina aqui???
    Então, meu amigo veio aqui em casa e acabou conseguindo instalar o XP no meu note. Agora preciso saber se o HD do note dos meus irmãos (aquele que saiu fumacinha) tá inteiro! Se tiver, belezura… se não tiver, fudeu, perdi minhas pastas!
    Ai ai… Enquanto isso espero que meu pai não peça o note dele de volta… :S
    (…)
    Ihh, esse lance federal X particular é uma inhaca! Odeio ter que falar sobre isso porque geralmente pego as pessoas sem-cabeça pra comentar sobre isso.
    Eu saí de uma facul particular sabe… e uma coisa que realmente tem como ponto positivo é a rapidez de se arrumar um professor no lugar de outro. Claro, o aluno tá pagando.
    Aqui, a federal tá bem sucateada, muitos cursos também estão sem professores, os alunos às vezes nem tem essas matérias repostas…
    Meu irmão faz economia na UFMS e vejo a alegria dele de estar lá estampada numa cara de bunda amassada….
    Sei lá, vai de cada um….

    Beijos!

  8. Ahhh sim, e ele diz que se arrepende muito ter saído da particular pra ir fazer federal…
    Meu outro irmão queria ir pra federal justamente pensando que é melhor ter federal no currículo mas pelo o que ouvi falar do curso dele na federal… é melhor continuar na particular mesmo neguinho!
    hehehe

    Agora sim, beijos!

  9. Hey Tati <3

    Absurdo apenas essa palavra q encontro … faço pela particular – na verdade ambas pra mim não tem muita diferença… e essas "reposições" vão ser como?

    Descaso com a educação isso sim *_*

    Bjs ótima semana

    :: Loma

Deixe um comentário

