Falhas de higiene passam despercebidas

Quando você vai ao banheiro, você lava as mãos depois de se aliviar, certo? Mas, você toma esse cuidado antes?

Esse foi o mote para eu escrever este post. Passei a semana observando os “deslizes higiênicos” das pessoas, uma experiência bem interessante, heh, mas um pouco nojenta também.

Meu primeiro ponto de análise, por razões óbvias, foi o banheiro feminino. Quando crianças, aprendemos a lavar as mãos depois de ir ao banheiro, mas não ensinam a lavar antes também. A gente pega em dinheiro, em corrimãos, na maçaneta do banheiro e vai direto pra privada… tsc-tsc. O engraçado é que as mulheres, ao irem embora, pegam um papel para torcer a maçaneta, para não se contaminarem. Isso quando não resolvem terminar de secar as mãos com o mesmo papel depois de abrir a porta, rs.

Segundo ponto de análise: o laboratório de multimídia da minha faculdade, com cerca de vinte computadores. Na porta, um dispositivo altamente tecnológico de liberação de álcool em gel: uma garrafa plástica com um furo na tampa. As mãos dos alunos vão estar limpas e desinfetadas, até o momento em que elas tocam um teclado ou mouse do laboratório, porque esses equipamentos não são limpos no intervalo entre as aulas. Então, de que adianta o álcool?

Terceiro ponto de análise: o bebedouro coletivo. Ninguém encosta a boca ali, né? Eca! É melhor usar a garrafinha… hum, peraí, as pessoas não tem o costume de apoiar o gargalo da garrafa no cano do bebedouro? O pior é que, depois da epidemia de gripe A, retiraram o dispositivo menor, o da boca, e deixaram só o de garrafa. E sempre tem um mané pra beber água direto do cano…

Meu último ponto de análise foi o chão da universidade, mas quando cheguei a esse ponto, parei. Se tivermos que nos preocupar com todas as prováveis situações de contaminação, teremos de viver numa bolha. A gente não vai ficar doente porque sentou no chão, não é essa a ideia que quero passar, muito menos estou dizendo para deixar de tomar as precauções devidas. Eu quis mostrar com essas observações as falhas de higiene das pessoas e de estabelecimentos, a falta de atenção com os cuidados na prevenção de doenças contagiosas.

Bem, pensando melhor, aposto que depois desse post você vai passar a lavar as mãos antes de fazer xixi, não é mesmo? Hahaha!

9 comentários sobre “Falhas de higiene passam despercebidas

  1. essa coisa de bebedouro nem comento, não tenho coragem de encher a minha garrafinha nesses troços!! exatamente pq COOOM CERTEZA tem algum(a) joselito(a) que coloca o bocão lá…

    eu ando borrifando tudo com álcool e outros desinfetantes antes de tocar.. me chamam de obssessiva, mas eu acho nojento, dá licença? D=

    falei pra minha mãe que eu queria usar luvas ou panos pra tocar nas coisas em ônibus e tal, ela me chamou de louca.
    talvez ela não me chamasse assim se visse o carinha espirrando na mão e depois encostando no corrimão, e aí vem um felizardo, coloca a mão ali e depois coça o olho e/

  2. coooom certeza vou passar a lavar as mãos antes de ir ao banheiro agora rs! realmente são coisas que passam despercebidas…quanto ao bebedouro eu já tinha visto pessoas enfiando a bocona na torneira então sempre trago agua da minha casa…mas com certeza depois desse negocio de gripe eu estou lavando as mãos com mais frequencia, acho q fiquei paranóica e sinto que elas estão sujas todo tempo =P

    menina chorei de rir com o seu comentário no meu post…tenha uma ótima semana! bjinho =*

  3. Eita 0.o eu as vezes tbm penso nessas coisas… Odeio bebedouros, ando sempre com a minha garrafa de água cheia, se acaba a água eu fico com sede, pq n vou encher no colégio. Fora que não vou no banheiro do colégio nem que me paguem! Me tá siricoticos só de passar na frente… blergh
    :*

  4. Mas é como você disse mesmo: a gente não leva antes, mas leva depois… E isso já pode ter contaminado.
    É, acho que todos nós temos um pouco de porquinho. hihihi
    Bjitos!

  5. olah! bem, minha primeira vez aqui, e gostei super do blog, dá pra aprender muita coisa aquI!
    bom, na verdade tem coisas que não dá pra evitar em relação a higiene não é verdade!? até acho que com essa epdemia da gripe A, as pessoas ficaram muito “neoróticas”, exageradamente! tipo, vivem com álcool em gel, mas quando se anda em um ônibus por exemplo, não se pode andar se segurar nos ferros, que com certeza podem trazer contaminação! isso não quer dizer que não devemos nos precaver, mas se formos levar isse negócio da gripe tão ao pé da letra, como vc mesmo disse, teremos que viver numa bolha!
    kkkk, e a propósito, vou lavar as mãos antes de usar o banheiro, definitivamente! kkk bjos

  6. KKKKKKKKKKKKKK’ ri tanto desse post, sim concerteza irei prestar mais atenção na MINHA higiene depois de ler isso…
    tantas falhas que cometemos, pra falar verdade fiquei meia “preocupada”, mas não adianta, medo é medo, e medo de doença é pior ainda…hsuahushau’

  7. Já pensei nisso. Se não lavar antes, o que adianta lavar depois? hahaha.
    Tudo é sujo, fatíssimo. Mas um cuidado ou outro não custa nada.

  8. Hahaha! E você está certinha, Tati! Todo mundo comete deslizes assim. Só acho que essa história da gripe A já está ficando ridícula. Aquela coisarada toda de álcool em gel, máscara etc… o povo está tão preocupado em não pegar gripe que se esquecem de que há doenças muito piores e que são presentes no nosso cotidiano, como a dengue. Hum, há tantas pessoas que usam a máscara para evitar a gripe que esquecem que a Aids mata milhões e muitos nem se quer usam a camisinha ¬¬
    Beijos! ;*

  9. Eu sou do tipo q só vou no banheiro da rua se não tiver como segurar mesmo!! Eu tenho pavor de encostar nas portas, na torneira. Sou fresca mesmo!! Assumo! rs

    bjinhos

Deixe um comentário

