Campanha política na internet

Nas próximas eleições, a internet será o mais novo palanque dos políticos brasileiros. A “reforma eleitoral” aprovada no último dia 16 pelo Congresso liberou a internet para fazer campanha. Para que essa mudança valha no pleito de 2010, o presidente Lula tem até o dia 3 de outubro para sancionar o projeto. Ou seja: no ano que vem, vai pipocar perfil de político em tudo quanto é rede social. Entretanto, o maior desafio dos candidatos não será as novas mídias, mas o maior poder da internet – a interação. Agora, eles não irão só falar, eles também vão ouvir.

Que o diga o senador Aloizio Mercadante, vítima de suas próprias palavras ao tuitar que renunciaria à liderança do PT “em caráter irrevogável” porque o Conselho de Ética havia arquivado as denúncias contra José Sarney. Gabando-se por anunciar a renúncia “em primeira mão” pelo twitter, Mercadante caiu em desgraça quando voltou atrás em sua decisão, e sentiu a força dos 140 caracteres dos twitteiros antenados. Resultado? Até hoje é motivo de piadas pelo seu “irrevogável”. Em 2010 saberemos se e quanto isso afetou a imagem do senador.

Na contramão dessa proximidade está o blog do Planalto, que de blog não tem nada. Primeiro, não se pode comentar nos posts; segundo, o conteúdo é engessado e muito formal; terceiro, os assuntos não são capazes de “dialogar” com o leitor, a informação é simplesmente postada ali como uma notícia qualquer. Resumindo: blog do Planalto #fail.

As mídias sociais são uma febre, foram bem utilizadas na campanha eleitoral de Barack Obama, mas requerem planejamento. No caso do presidente dos EUA, o plano de ação levou dois anos para ser arquitetado. Aqui no Brasil, já existem alguns políticos se aventurando na onda da web 2.0 – blog, perfil em site de relacionamento, conta no Twitter. Cabe aos eleitores acompanhar de perto o que essas figuras andam publicando por aí, confrontar as informações e ser mais participativo na política de seu país.

Sugestão de sites: Deu no Jornal, Donos da MídiaPolíticAética, PolitweetsProjeto Excelências.

Anúncios

8 comentários sobre “Campanha política na internet

  1. Pois é, vai ver os políticos agora entrando na onda do #xuxafeelings e todos dizendo que não merecemos falar nem com eles nem com os anjos deles O.õ
    Sinceramente, é uma boa ideia essa de interação com os politicos na web, o problema é que brasileiro não tem educação pra isso, quer apostar quanto que vai virar uma bagunça ainda maior?
    :*

  2. Torço é para que as pessoas na hora de votar lembrem do que viram por ai desses políticos.
    E para que eles caiam do cavalo quando perceberem que a internet é um meio de propagação de notícias muito rápida, mas que nem sempre irá lhe beneficiar.
    Tenho certeza que tem um monte de político achando que será fácil, sem ter noção de onde estará se metendo.
    Bjitos!

  3. esses tempos lembrei q ano que vem tem eleição…que saco –‘ vai ser a primeira vez que ue voto pra deputado, presidente e etc e sinceramente vou votar nulo. enfim, vamos ver o que acontece até lá…acho que politicos na internet só vai dar mais merda ainda…vide exemplo do Aloizio. já pensou se sem querer escapa alguma das robalheiras deles via orkut? hahaha! mas na verdade aposto que isso vai gerar mtos empregos, afinal duvido que eles vão ficar no orkut/twitter/myspace/seja lá onde for. eles vão pagar pessoas pra ficar lá lendo os chingamentos por eles e, muito eventualmente, responder ou escrever alguma coisa que não seja uma besteira mto grande…eles não tão nem aí.

    bjs =**

  4. blog do planalto = não captaram e.e

    enfim, sendo sincera sincera sinceraaaaa, só de ouvir falar em político brasileiro me dá
    ASCO
    e eu me envolvo o máximo possível na política, tento aprender, reclamo, pesquiso o que candidato tá fazendo, mesmo com todo o desgosto que me causa ver escândalo atrás de escândalo, ninguém merece isso!!!!!!! MALDITOS ARRRGHHHH

    a única exceção parece ser a marina, pq tp… quando até os seus adversários mais podrentos elogiam a sua honestidade, é porque você deve ser incrível.

    então, o resto desses políticos malditos podem se aventurar POR ONDE QUISEREM e fazer propaganda até que os mate *torce* porque já me perderam faz muito tempo ‘¬¬

    sei que talvez eu esteja sonhando alto demais, mas enfim nunca se sabe de verdade o que vai acontecer no futuro e GO MARINA SILVA PRÓXIMA PRESIDENTE WOOT \O/

  5. Eu quero ver quanto tempo eles aguentam no corpo a corpo virtual. Quero ver quem vai ser o primeiro a sair correndo pra contar tudo pra mãe. É que na internet todo mundo é valente, né? Espero que ninguém se acovarde e diga um monte de verdades pra político sujo. Ano que vem você pode ter certeza que eu vou usar meu blog pra defender meus interesses.

    P.S.: Por que será que toda vez que eu entro no blog do planalto, ele tá fora do ar? Será que é comigo?

  6. nem quero ver como vai ser a névoa de politicos na internet, principalmente no twitter. nas eleições passadas um número grande de politicos já criaram perfis no orkut, imagine agora?
    beijos

  7. Acredito muito no poder de transparência e interatividade da internet e sou super a favor. Melhor ainda: na internet é questão de opção participar das campanhas políticas. Eu não concordo com a obrigatoriedade da televisão e rádio. Enfim, evolução, finalmente.

    Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s