A primeira viagem da foca

Amanhã eu vou pra Catalão, cidade goiana a 300Km de Brasília, fazer minha primeira reportagem fora do quadradinho conhecido como Distrito Federal. Também é minha primeira viagem como foca – foca é o apelido carinhoso para jornalistas iniciantes. Vou passar um dia e meio lá: chego sexta, na hora do almoço, e volto no fim da tarde de sábado.

Essa viagem é a experiência mais (in)tensa de uma disciplina chamada Técnicas de Jornalismo. A preparação começou há um mês; os alunos pesquisaram sobre a cidade e sugeriam temas para as reportagens. Depois, foi feita a divisão por editorias (política, economia, cultura) e cada repórter começou a preparar a pauta. As últimas semanas foram de apuração: pesquisa de fontes, agendamento de entrevistas e levantamento de informações. Parece fácil, e seria se a telefonista da faculdade não boicotasse os interurbanos dizendo que “o número não existe” ou que “ninguém atende”, mas no fim das contas deu pra entrar em contato com as pessoas de lá.

Eu estou na editoria de meio ambiente, farei uma reportagem sobre a questão da conservação dos parques e reservas ecológicas de Catalão. Minha vontade era fazer uma matéria sobre orçamento participativo, pois não é um assunto conhecido pela população, ela não sabe como contribuir, como fiscalizar, etc.,  mas acabei “seduzida” pela situação ambiental de Catalão.

Uma das provas de fogo dessa viagem é conciliar o tempo às necessidades de cada pauta. No meu caso, vou entrevistar três fontes oficiais e ainda vou colher a opinião de cidadãos de Catalão. Além disso, ainda existem reuniões de pauta com a professora (que no caso é a editora-chefe) e reuniões das editorias. Para minha sorte, a editoria de meio ambiente conta com 3 repórteres, então o encontro é mais fácil e rápido.

Para quem quiser acompanhar minha viagem, é só ficar de olho no meu twitter. A saga começa amanhã bem cedo: às 6h30 vamos sair da universidade rumo a Catalão, mas antes disso eu já devo dar pelo menos uma tuitada, heh. Quem tiver perguntas/dúvidas, é só mandar uma tuitada ou deixar um comentário. Desejem-me sorte!

Um beijo e até a volta! ;D

Quer saber como foi a viagem? Confira aqui!

6 comentários sobre “A primeira viagem da foca

  1. Parece emocionante! ei lá, eu ficaria surtada de ter uma responsabilidade incrível dessas na minha mão. Surtada no bom sentido, claro! Boa sorte e não esqueça de contar tudo na volta!

  2. Hey amore ^_^

    Sorte, sorte e sorte sure!… que tudo amei e porfavor traga-nos as novidades. Seria muito bacana dizer como foi e o estado que se encontra Catalão.

    Bjs ótima semana

    :: Loma

  3. Haa Tátchy hein? Boa sorte tchê!
    Quando tu falou que ia pra Catalão eu imaginei que fosse algum outro país ou algo assim. dãã cabeça de pinhão ahusuhahuhusa
    :*

  4. aeewww focaaa (nem sabia disso :o)
    espero que a viagem tenha sido boa e que tudo tenha dado certo!

    achei muito legal esse trabalho, sua faculdade deve ser boa pra mandar os alunos pro “campo” de um jeito assim tão criativo!

    estou te seguindo no twitter e tudo mais, também achei muito pouco tempo menos de dois dias pra pesquisar tudo o que é preciso para uma reportagem… talvez seja só eu ;.;

Deixe um comentário

