Verão de poucos livros

Queria ter lido mais nessas férias, mas dessa vez o universo conspirou contra meu ideal de ficar jogada na cama folheando um livro. Em dezembro, viajei pro Rio de Janeiro assim que as aulas acabaram. Meu descanso já começou mal: não tinha espaço na mala para os meus livros, porque minha mãe detesta despachar bagagem, então eu tive que me virar pra colocar quase um mês de vida em uma bagagem de mão. Optei por levar um livro só, que seria reservado para me distrair no aeroporto, e ficaria por conta do meu acervo de ebooks do meu notebook enquanto estivesse longe de casa. Até aí, tudo bem… não fosse o calor carioca. Não existia uma solução decente para usar o computador, era tudo desconfortável!

Quando voltei pra Brasília, resolvi fazer curso de verão na UnB. Com isso, os livros técnicos foram minha prioridade até o Carnaval. Foram três livros de radiojornalismo; talvez eu faça um post sobre eles. Junto com os estudos, veio o trabalho… e a falta de tempo.

Os SeteEnquanto estive no Rio, li Os Sete, do André Vianco, que eu conheci pelo blog da diva Selkhet, e O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger (um mês depois, ele morre e ninguém para de falar nesse livro, aff!). Os Sete é incrível, eletrizante. Fiquei interessada por ser uma história ambientada no Brasil, mas o que mais me encantou foi a qualidade da narrativa do Vianco. A forma como ele desenvolve as situações que acontecem em lugares diferentes, mas no mesmo espaço de tempo, é admirável. Um livro com personagens marcantes, por vezes divertidos, e uma história muito bem encadeada.

O Apanhador no Campo de CenteioQuanto ao O Apanhador no Campo de Centeio, é um livro muito gostoso de ler. Aos 19 anos e mal saída da adolescência, eu ficava relembrando essa fase da minha vida, identificando em mim os questionamentos do Holden Caulfield, personagem principal da história. Embora eu achasse deplorável aquela coisa de o garoto fumar e beber como se tivesse 40 anos, toda a incerteza que ele sente em relação ao futuro, as dúvidas de como a família vai encarar a expulsão dele, etc. Só queria saber como eu reagiria se lesse esse livro com 14 ou 15 anos, rs.

Apesar de não ter lido muito, aproveitei as férias para ir ao cinema, principalmente em fevereiro. Peguei uma sessão todo dia no feriado de Carnaval. No próximo post eu conto sobre os quase dez filmes que vi! Beijinhos!

10 comentários sobre “Verão de poucos livros

  1. aaah, 2 livros tá bom, o que não pode é ficar sem ler =P já li Os Sete, mas O Apanhador no Campo de Centeio não…Os Sete é incrível mesmo, teve uma parte que fiquei vidrada nele (acho que do meio do livro pra frente), não conseguia parar de ler =P agora queria ler o Sétimo, acho que uma amiga minha vai me emprestar ^^

    oba me toquei que eu sou a primeira a comentar hahaha manhê olha eu aqui *dãr* deixa eu ir embora kkkkkkkkkkk

    bjs Tati =*

  2. um dia eu ainda vou ler os livros do Pedro Vianco…
    ainda não vi uma única pessoa falando mal, então tem que ser bom, né?…
    odeio isso em mim, de encanar com um autor (sem motivo nenhum) e ficar adiando a leitura…

    dedicido, vou comprar “os sete” neste fim de semana, juro… vc me convenceu.!!

    sobre ‘o apanhador no campo de centeio’, muita gente fica irritada comigo por isso, mas não gosto desse livro. acho que eu ouvi falar tão bem dele ANTES de ler, que era extraordinário revolucionário perfeito magnífico, que quando li, acabei me decepcionei demais. :(
    e de qualquer modo, o Caulfield me irrita, argh moleque chato!!

    1. Eu achei o Caulfield chato quando ele pensa na irmã… ele fica meio infantilizado, meio bobo, blé. No geral, porém, eu gostei. Os medos, o súbito de coragem quando ele decide deixar o colégio, e depois quando ele vai pro hotel…
      Quanto ao “Os Sete”, acho que você não vai se arrepender! Fiquei surpresa com a qualidade literária do Vianco, não esperava tanto (é, preconceito meu). Além disso, é uma boa história de vampiros, uma mistura “equilibrada” de ficção e realidade, com bastante tensão, suspense. Tô ansiosa pra ler os outros livros dele!

  3. Eu gosto muito do Apanhador No Campo de Centeio. O li pela primeira vez aos 13, mas não achei nada demais, reli aos 14 e gostei demais, e depois da morte do Salinger resolvi relê-lo, dessa vez na versão original. O livro falou comigo mais ainda, e muitas vezes eu me via diante de situações com pensamentos iguais aos de Holden, talvez não tão radicais e fatalistas, mas parecidos.
    Beijos

  4. Eu não estou conseguindo colocar em prática um dos meus planos para esse ano: ler mais. Tô empacada num livro que não estou gostando, A Hospedeira e tenho um toc, pois não consigo ler dois livros ao mesmo tempo nem abandonar um livro depois de começar a lê-lo…
    Bjitos!

    1. Eu não consigo abandonar livros também! Só fiz isso duas vezes, a muito custo.
      Quanto a ler mais de um livro, tive de me adaptar no início do ano passado, pois cada professor pedia um livro diferente… agora já acostumei, não sinto dificuldades, mas só faço isso quando é necessário, pois sem dúvida é mais proveitoso ler um livro de cada vez.

  5. ^^
    Eu amo leitura!!! Infelizmente não tenho aproveitado meu tempo suficiente para ler, apesar de ter muitos livros me esperando aqui em casa!!
    Os Sete realmente é muito bom, assim como Sétimo!! Amei ambos os livros… a continuação também é eletrizante e ainda preciso ler “O livro de Jó” para terminar a série dos Sete!
    xD
    Outro livro que recomendo do André é “A casa”. É diferente dos outros livros que falam de vampiros, seres de outro mundo (anjos, demônios) mas é perfeito! Chorei até molhar a zorba!
    Hauhauhauha

    Beijos! ;*

    1. Aah Jessy, você é minha ídola na leitura!
      Eu li a sinopse d’A Casa e adorei, mas tenho uma mania de ler os livros na ordem de lançamento ou da série, embora A Casa não faça parte de uma série. Manias, né. ˆˆ
      Bj!

  6. Pingback: Que tal um cineminha? – Parte I « Fora de Controle

Deixe um comentário

