Virando o jogo contra os trolls do trabalho

[tweetmeme]Como lidar com o colega/membro do conselho/chefão que é rápido para criticar tudo que você propõe?

Isso não vai funcionar/Isso já foi feito antes/Isso nunca foi feito/Você não pode fazer isso/Não temos tempo/dinheiro/conhecimento…

Tão fácil estar certo quando os outros estão errados, tão fácil ser confiante quando o outro coloca o dele na reta.

Eu começo com: nós concordamos que existe um problema? Uma oportunidade?

Nós concordamos que precisamos agir, que algo precisa ser feito, que há uma oportunidade aqui?

Se não concordamos nisso, então não perca tempo ouvindo minha solução. Antes disso, vamos passar mais tempo decidindo se existe um problema ou oportunidade.

Uma vez que concordemos com isso, então a resposta parece simples: “O que você acha que devemos fazer?”

“Seja específico.”

“Obrigado.”

Seth Godin, simples e direto. Traduzi e compartilhei o texto aqui para permitir que mais gente reflita e se inspire nessas palavras. É uma forma mais eficiente já que, infelizmente, não podemos dar um block nos trolls da vida real. ;)

8 comentários sobre “Virando o jogo contra os trolls do trabalho

  1. Esse texto me lembrou minha antiga chefe! Nossa eu tinha que ser impcavél SEMPRE ou então lá vinha ela dando lições de moral!
    Até aí blz, afinal estava contribuindo para que eu fosse uma profissional melhor, mas o que eu não suportava era qd se metia na minha vida pessoal, claro que eu tinha culpa, pois no inicio de esaço, mas com o tempo fui cortando, o que foi díficil!
    Uma coisa eu aprendi, chefe SEMPRE será chefe, não tem essa de “meu chefe, meu amigo’… Qd o dele tiver na reta você verá se ele é seu amigo mesmo! kk

    Beijão!

    PS: Vou ler o post sobre (i)maturidade agora!

  2. nossa!
    gostei do novo tema ;)

    gostei do texto. apesar de ter vários trolls na vida real, nunca tive um chefe frustrante desses ou um colega de trabalho assim (ainda)!
    acho que foi apenas sorte…

  3. Concordo com o texto! Esse tipo de pessoa realmente é um saco. Nada como alguém com jogo de cintura para resolver o problema!
    Vc mudou o layout! Nossa, adorei a mudança! Ficou muito bom!
    Bjoos

  4. Todo mundo comentando sobre o layout novo…
    Bom, eu não conheci o antigo, mas adorei esse! =)

    Eu me viro bem com os trolls no meu dia-a-dia, e a estratégia é exatamente essa: tenha a ideia mas faça com que eles pensem que a ideia foi deles.

    No meu caso, o troll costumava concordar com tudo o que eu apresentava, mas mudava de ideia no dia seguinte e ainda tinha a cara de pau de dizer que não havia concordado com nada. Aí eu tinha que reformular o trabalho todo, ou simplesmente desistir.

    Agora aprendi a lição. Concordou com as minhas ideias? Então assina! XD

    Muito bom o seu blog tb. Já está no meu Reader. =)

  5. O texto é perfeito , eu li o livro “Sr. Obvio” e ele refletia exatamente isso, como tudo pode ser tão simples se a gente for direto ao assunto, às vezes a coisas são tão obvias que é até difícil perceber já que estamos tão acostumados a complicar tudo!

    Beijos e adorei por aqui!!!!

  6. Pra mim isso de sempre criticarem o q a gente faz/sugere, pode ser duas coisas: Inveja, pura e simples ou falta de capacidade de resolver de uma forma melhor. E não tem muito o q fazer qdo é seu chefe ou um colega “amiguinho” do chefe. Já trabalhei c uma garota assim: tudo q ela fazia era perfeito e ela NUNCA cometia erros, só eu os cometia e da pior forma possível. Sabe aquele tipo de pessoa q esquece de te avisar sobre algo e depois te olha na maior cara de pau e diz q te avisou?? Nossa, eu queria morrer! E nem adiantou eu falar p o meu chefe, ele achava q ela estava sempre certa e só queria o bem da empresa. Sabe o q eu fiz? Pedi a conta e fui embora. Preferi desistir do q ficar passando nervoso por um salário de fome! Eu hein =P
    Beijos, bom final de semana =*

  7. Hey ^^

    Há pessoas que acham que são a razão em pessoa, um bando de prepotentes isso sim, realmente me irrita esse tipo de atitude em tal ser humano.
    Fiquei mega interessada em ler ^^

    Xoxo

    :: Loma

Deixe um comentário

