Como treinar o seu dragão

[tweetmeme]Para celebrar o Dia das Crianças, publico minha resenha sobre o livro Como treinar o seu dragão, da Cressida Cowell.

Livro "Como Treinar O Seu Dragão", Cressida Cosswell

Como Treinar O Seu Dragão conta a jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking – junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu – e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do herói e de seu dragão muito mal-educado. (Sinopse da Livraria Cultura)

Li esse livro na última semana e adorei. Muito embora ele seja classificado como “livro infanto-juvenil”, achei a história bem elaborada (o livro tem mais de 200 páginas) e fiquei impressionada com o nível do vocabulário do texto. Não é aquele livro bobinho, sabe? É bem criativo, com desenhos meio rabiscados, como se feitos por uma criança mesmo.

A diversão fica por conta do Soluço tentando adestrar o dragão que capturou, Banguela, e os desafios do ritual de iniciação. Por ser filho do chefe da tribo viking, Soluço sente ainda mais pressão pra se sair bem, os outros meninos da tribo pegam no pé dele o tempo todo… quantas crianças já não passaram por uma situação dessas?

Como treinar o seu dragão é um ótimo presente. Além de uma história divertida, o texto é rico, usa palavras incomuns no mundo das crianças, como “estrábico” (quantas crianças sabem o significado dela?). E, apesar das 200 páginas, a narrativa é bem dinâmica e o texto é acompanhado por ilustrações, um prato cheio pra imaginação dos pequenos.

O melhor de tudo? O livro é baratinho, em alguns sites de livrarias você encontra por menos de R$15. Ele já foi adaptado para o cinema, mas ainda não assisti. Tenho vontade de ver pela curiosidade de saber se o filme foi fiel à história contada no livro, mas não alimento grandes expectativas.

E, mesmo pra quem já é crescidinho, ou beeem crescidinho, rs, vale a leitura. É leve, os personagens são engraçados e é uma ótima opção pra se desligar um pouco da faculdade, do trabalho, do dia-a-dia estressante. Livros desse tipo me salvam da falta de qualidade da televisão no final de semana. Enjoy! ;*

5 comentários sobre “Como treinar o seu dragão

  1. Novo visual no Fora de Controle. Gostei.
    Às vezes achamos que a leitura do que é indicado para criança ou adolescente deve prescindir de nossa atenção. Ainda tenho interesse em ver os novos produtos literários feitos para esse público ou rever o que já vi, para ter, espero, uma nova visão do que foi escrito. O que mudou da minha percepção do que está escrito naquela enredo todo. Não me furto, às vezes, de ver os filmes destinados às crianças… Tambem eu me divirto e rio tanto quanto o Gabriel ou a Luíza ao meu lado. Gostei de conhecer este. A dica foi boa, já tenho o presente para comprar…, para outro evento que não seja o dia das crianças. Abraço.

  2. Eu estou louca para ler esse livro. Só ainda não li porque tenho uma pilha de livros na fila. rsrs
    Quanto ao filme, eu não sei se é fiel ao livro, mas o trailer ao menos me pareceu extremamente convidativo.
    Vou ler e assistir! =)

  3. Só assisti o filme e achei demaais!! É muito legal mesmo! E eu achei bem isso do filme: parece de criança, ams tem uma história muito bem desenvolvido. Além disso, é uma gracinha! Vale a pena!
    Nem imaginava que o livro seria tão bom como vc diz tbm! Se der vou ler!
    Bjos!

  4. Poxa, ando com cada vez mais vontade de ler esse livro. Esse deve ser o terceiro blog que comenta muito bem a respeito, e tenho dois amigos que também curtem pra caramba.
    Acho que vou investir na próxima visita a uma livraria.
    beijos

Deixe um comentário

