Blog Action Day: Água

No Brasil, o desperdício de água parece ser maior que em outros países. Não conheço pesquisas a esse respeito, é apenas uma observação minha. Aqui, calçada é varrida com mangueira, banho dura meia hora, e as piscinas das mansões estão sempre cheias, mesmo durante a semana.

Aí eu vejo vídeos da rotina de gente que vive nos EUA, Canadá, Inglaterra… fico chocada com a diferença de hábitos. O que me chama mais atenção é a forma como eles, do hemisfério lá de cima, limpam a casa. É tudo a seco. Borrifam um produto de limpeza, passam um pano e pronto, tá limpo.

Por que esse comportamento? Porque por lá existe a consciência de que água é escassa, e o preço alto da conta os lembra de como é importante economizar. E no Brasil? As donas de casa adoram lavar banheiro/quintal/varanda com baldes e mais baldes de água. Ninguém lembra nem de fazer o básico, como lavar a louça ou escovar os dentes com a torneira fechada.

O estilo de vida brasileiro em relação à água é de exagero. Sim, somos um país privilegiado por ter muitos rios e lagos, mas isso não nos dá o direito de esbanjar. É preciso não só economizar água como também preservar os mananciais, constantemente ameaçados por construções irregulares, poluição e devastação.

O vídeo acima (em inglês) resume bem a importância do líquido mais precioso para a humanidade. Vale o clique.

Post dedicado ao Blog Action Day, dia em que blogueiros de todo o planeta se mobilizam para discutir um mesmo tema. Participe também! Retuite este post, escreva o seu e deixe o link nos comentários. ;)

Números do Blog Action Day 2010: 5.600 blogueiros de 143 países, alcançando mais de 40 milhões de leitores.

4 comentários sobre “Blog Action Day: Água

  1. Nossa, não tava sabendo desse Blog Action Day!
    Que legal, aproveitei e escrevi uma coisinha lá no blog tbm (apesar de já ter passado da meia-noite)
    Gostei do seu ponto de vista…
    Como na Europa a água é mais escassa, eles economizam, o que não acontece aqui.
    Eu acho necessário tomar banho todos os dias por exemplo (coisa que na Europa não é tanto assim), mas já acho exagero quem toma dois, por exemplo.
    E tem isso que vc falou de lavar pisos com mangueira também, coisa que seria um absurdo na Europa. Realmente é importante que os brasileiros aprendam a valorizar melhor o que temos em tanta quantidade, seja em respeito aos demais, seja para que não falte um dia!

    1. Eu também acho tenso não tomar banho todo dia, mas em alguns países isso é normal. A história da França e dos perfumes fortes resume bem isso, rs.
      Vou lá conferir seu post, que bom que você também vai participar! :D

  2. Ótimo post, acho que todos nós abusamos um pouco do uso da água pelos próprio hábitos mesmo de tantos e tantos anos, nos últimos anos que ficou mais evidente que o desperdicio de água pode ser um sério problema mais tarde, e tem pessoas que não estão nem aí pra isso, mesmo sendo elas mesmas que vão sofrer as consequências ou seus filhos e netos.
    Eu tento fazer minha parte, com coisas pequenas como fechar a torneira na hora de escovar os dentes e não ficar horas no banho, acho que se todo mundo pensar um pouco e fazer a sua parte é uma grande mudança!!!!

    Beijos!!!!!!!

  3. Hey Tati ^^

    Ótimo post como sempre, pelo menos aqui em casa o que mais temos é a consciência sobre o desperdício e não epenas sobre a água até porque não gostamos de viver pagando absurdos kkk
    Porém a questão aí eu acredito q seja justamente a educação é a que gira em torno de muitas outras coisas, esses países citados por exemplos querendo o não tem uma educação desde muito cedo a consciência.

    Xoxo

    :: Loma

Deixe um comentário

