Compromisso: marque-o e não apareça

Esqueceram de mim
Das coisas que me deixam furiosa: gente que marca um compromisso, simplesmente não aparece nem dá satisfação.

A pessoa me manda um email na segunda-feira, pela manhã para agendar uma reunião na manhã de quinta-feira. No mesmo dia, confirmo: ok, quinta, às 9h. Reunião marcada com três dias de antecedência, portanto.

Chega quinta-feira, vulgo hoje. Nove horas, nove e quinze, nove e meia. Ok, imprevistos acontecem, mas é questão de respeito avisar que irá se atrasar ou que não poderá comparecer. 10h e nem sinal da pessoa.
É, estava sendo otimista. A pessoa deve simplesmente ter-se esquecido da reunião.

Eu poderia reclamar o quanto essa atitude demonstra absurda falta de educação e de respeito com o outro, além de total falta de organização, mas preferi transformar este post em algo mais construtivo. Então, vejamos. Quantas pessoas você conhece que usam uma agenda? Tanto faz se é de papel ou se é digital. Ao que parece, ninguém mais usa agenda. As pessoas querem lembrar de seus compromissos pela memória, o que é um risco nos tempos atuais, com o excesso de informação e de atividades.

É trabalhoso manter-se disciplinado com a agenda, mas dá menos dor de cabeça do que a situação que descrevi no início do texto. Já se passaram mais de doze horas desde o horário combinado e até agora não recebi nenhuma ligação, nem mensagem, nem email. Sim, eu poderia ter ligado ou mandado email, mas preferi poupar a pessoa da minha estupidez. Em algum momento ela vai ter de remarcar a reunião mesmo… :) Então, fica a dica:

  • Tenha uma agenda. Mantenha-a atualizada e a consulte, no mínimo, duas vezes ao dia. Ao acordar, para saber quais são as atividades do dia, e no fim do dia, para lembrar os compromissos do dia seguinte. Eu estou sempre de olho na minha, conferindo as atividades da semana, vendo quanto tempo preciso pra resolver cada coisa, etc.
  • Tenha vergonha na cara. Vai atrasar? Ligue e avise! Isso quer dizer que, sempre que marcar compromissos, peça um telefone para contato. E informe quanto tempo vai atrasar, pois ninguém tem tempo sobrando. Na minha opinião, se você for demorar mais de meia hora para encontrar a pessoa, melhor combinar outro dia. Claro, vai depender do assunto e da importância do compromisso.
  • Peça desculpas. Se atrasou, quando chegar ao encontro, peça desculpa por deixar a pessoa esperando. Se você não compareceu, se mate desculpe-se pela mancada e recompense o outro de alguma forma. Ofereça-se para buscar a pessoa, dar carona de volta pra casa, ou simplesmente pague um café, leve um bombom no encontro seguinte. Com isso, você demonstra que sente por ter sido um idiota furado com a pessoa.
  • E que isso não se repita! Imprevistos acontecem, mas não faça disso uma rotina. Tome jeito. Em locais conhecidos, procure chegar aos compromissos com pelo menos 10 minutos de antecedência. Se você precisa procurar vaga ou se depende de transporte público, recomendo planejar chegar meia hora antes do combinado, pois o ônibus pode quebrar, ou pode não ter vaga, ou a vaga ficar longe.

Se tiver outra dica, acrescente aí nos comentários. Aproveite e me conte… já se atrasou? Já esqueceu algum compromisso?

Anúncios

4 comentários sobre “Compromisso: marque-o e não apareça

  1. Eu sou a favor de não gastar dinheiro com uma agenda e sim simplesmente trabalhar 2 coisinhas básicas que todo ser humano deveria ter mas não tem: responsabilidade e respeito! essas mancadas são um verdadeiro tapa na cara mesmo…não tem desculpa, eu não tenho uma agenda, mas graças a deus tenho respeito e responsabilidade e quando tenho um compromisso fico ansiosa, não tem como esquecer. e mais uma coisa q eu costumo fazer q também dispensa o uso de uma agenda: colocar um lembrete no celular, no dia e no mínimo 1 hora antes do compromisso marcado! dá até pra colocar a sua música preferida pro seu celular tocar, pô! rsrs

    e nossa Tati, eu não faço a mínima idéia do porque aquele doce se chama doce chinês! pq de chines não tem nada né O_o

    bjs!

  2. Hey Tati ^^

    Saudades em visitar…

    Sou tão chataaaaaaaa, sério! realmente uso agenda via celular e fico a repassar sempre os compromissos, não gosto em chegar atrasada em nada, começo a trocar-me 2/3 horas antes, isso por vezes sem necessidade, consultas, trabalho, amo ter esse meu jeito pontual com minhas coisas e aos encontros…

    Xxx

    :: Loma

  3. Fred

    Também odeio falta de compromisso e consequentemente falta de respeito!

    Hoje mesmo eu tinha um compromisso marcado com um pessoal. Eu sou professor de música e iria participar de uma apresentação musical em uma escola. Nessa apresentação meus alunos iriam cantar em forma de coral uma música que eu passei 6 dias ensaiando com eles, ou seja, eu seria peça fundamental para que a apresentação ocorresse da forma em que foi ensaiada.

    Um dos principais envolvidos no compromisso disse para eu comparecer as 19hs. Quando era por volta de 18:20hs uma outra pessoa envolvida me ligou e perguntou se eu já estava chegando, eu disse que não pois o horário combinado era 19hs, então está pessoa me disse que eles queriam fazer a apresentação um pouco mais cedo pois estava para chover, eu disse a ela que eu faria o possível para chegar mais cedo, mas provavelmente eu chegaria mesmo as 19hs, que foi o horário marcado, então nós nos despedimos e encerramos a ligação.

    Pois bem, ocorreu um imprevisto e eu sabia que ia chegar atrasado, então quando era exatamente 19h eu liguei para a pessoa que me disse para eu comparecer na escola as 19h e falei que estava chovendo e que eu iria pegar um táxi, e que chegaria mais tarde, nesse momento a pessoa me diz que foi possível realizar o evento sem minha presença e que não precisava de eu ir mais, disse também que a apresentação na verdade estava marcada para as 18hs e que ela havia me informado o horário errado.

    Conclusão, eu acho uma tremenda falta de respeito, pois o mínimo que alguém deveria ter feito seria ter me ligado e informado que não era preciso eu ir mais por tais motivos, e pedir desculpa pela informação equivocada quanto ao horário da apresentação.

    Pô eu sou o professor de música, eu bolei a estrutura de como a música seria cantada, eu ensaiei durante 6 dias com a turma e no final das contas eles simplesmente me descartam.

  4. Leilane

    Acabei de passar por osso agora, como estou zangada! Já me é a segunda semana que marco compromisso com esta pessoa, como isso é ridículo!Larguei tudo para me encontrar com a pessoa, telefono, foi confirmado um dia antes a semana toda eu, com cara de otária, semana que vem… … e que não foi nada! Ligo no ato, a pessoa me responde : estava esperando vc me ligar :-$ gente vcs não fazem idéia da vontade monstra de… de ser mesmo estúpida, de ser grossa, acabar com uma pessoa dessa :-X
    Mas é cruel ter que chamar a atenção de marmanja, mulher velha já casada, chamar a atenção de homem velho barbado tbm , tô zangada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s