Recuperando o hábito de ler

Depois de dois anos lendo praticamente nada, estabeleci a meta de ler um livro por mês em 2014. Achei essa ideia melhor do que simplesmente “ler 12 livros” porque me pareceu mais concreta. Ter um período determinado para ler me forçava a não enrolar com a leitura. Para ajudar a cumprir a meta, selecionei 12 livros no Skoob, para que eu tivesse uma base de escolhas. Usei essa técnica porque, depois que leio uma história, fico indecisa olhando meus livros e me perco para decidir o próximo.

Selecionar os livros e estabelecer uma meta facilmente alcançável me empolgaram. Nos dois primeiros meses do ano, já havia lido 4 livros. No meio do caminho, peguei títulos que não havia escolhido inicialmente, como foi o caso de Jogos Vorazes. Li o primeiro volume da trilogia por curiosidade e depois estava louca atrás do resto da série, rs. De qualquer modo, mantive a seleção de 12 livros, para escolher entre eles se eu já não tivesse algo em mente.

Ainda no primeiro semestre, a meta desandou bastante, mas no bom sentido. Em média, estava lendo dois livros por mês. O livro que mais demorei a ler nesse período foi A arte de fazer acontecer, pois foi o primeiro livro técnico que encarei. Levei dois meses e meio para vencer suas 200 páginas.

Em setembro, havia lido 12 livros. Aí percebi que a estratégia de ter escolhido alguns títulos previamente me ajudou bastante. Já a meta de ler um livro por mês fez com que eu reservasse tempo à atividade, afinal de contas, ler é algo que eu adoro, então como poderia negligenciar isso? Foi preciso dar um pouco de prioridade. Reduzi o tempo à toa na internet e passei a desligar a TV quando a programação estava um tédio (algo bem comum pra mim, pois não tenho TV a cabo) para ler.

Quando comecei a andar de ônibus, lia meia dúzia de páginas enquanto esperava no ponto de parada. Não consigo ler dentro do ônibus porque fico enjoada, mas como o trajeto é curto eu aproveito pra descansar um pouco a mente. Também não leio quando estou andando, pois prefiro ficar atenta ao que e a quem passa ao meu redor.

Agora em novembro, já foram 17 livros lidos. Mudei a meta e estou na expectativa de chegar aos 20 livros, mas agora que consegui retomar o hábito de leitura, não estou tão preocupada com isso. O que me motivou a estabelecer a meta de um livro por mês foi justamente voltar a ter o hábito de ler. Às vezes, queremos dar um passo maior que as pernas, propor um objetivo surreal porque temos amigos que são devoradores e queremos ser como eles.

Tenho conhecidos que leem 30, 40 livros em um ano sem grande esforço. Acho incrível, mas não é alcançável para mim. É preciso ter bom senso e tranquilidade quando se estabelece uma meta. Se eu tivesse proposto a mim mesma ler 30 livros, estaria frustrada agora, pois li “só” 17. Talvez eu tivesse desistido mais cedo porque minha velocidade de leitura não me permitiria chegar àquela marca.

Só que meu objetivo era recuperar o hábito de ler. Para isso acontecer, pensei em uma meta razoável. Ler um livro por mês parece fraco, mas para mim está ótimo, já que nos últimos dois anos eu li quatro livros. Ou seja, eu me propus triplicar o resultado. E, no fim das contas, eu alcancei meu objetivo antes de alcançar a meta, pois em quatro meses eu já sentia que o hábito estava de volta em mim. Quando vi que o tempo estava “sobrando” na minha meta, tive certeza de que cumpri a missão.

Mesmo que você estabeleça ser maratonista, se você é sedentária, não pode determinar “correr 10 km” como primeira meta. É importante ser realista ao traçar as metas, pois a intenção é estimular, não desanimar. Superar uma marca dá muito mais incentivo do que não atingi-la, por isso eu considero mais esperto estabelecer a si mesma uma meta “razoável” do que uma inalcançável. Superar nossas próprias expectativas dá muito mais vontade de seguir adiante.

Aceito sugestões de livros nos comentários :)

Você está no Skoob? Adicione-me por lá!

Um comentário sobre “Recuperando o hábito de ler

Deixe um comentário

