Áreas de foco, responsabilidade e interesse

Esta dica é especialmente útil em tempos turbulentos: reveja ou crie um panorama das suas áreas de foco, responsabilidade e interesse. É um horizonte diferente de seus compromissos. Você tem ações que precisa executar, e tem projetos que precisa terminar. Mas o motivo pelo qual você tem ações e projetos é porque eles respondem ou estão relacionados a áreas de foco e interesse.

Por exemplo, você pode ter um projeto envolvendo seus filhos – porque obviamente filhos e família são uma área de foco. Você pode ter um projeto sobre sua saúde, pois saúde e energia física são uma área de interesse ou foco.

É um nível acima em termos de abstração, algo útil para rever, sobretudo quando as coisas estão mudando muito e você pode ter a necessidade de rever áreas diferentes e se perguntar: como tudo está indo? É como ser seu próprio CEO, ser basicamente o próprio executivo da sua vida analisando todos os seus papéis, responsabilidades e obrigações.

Se você não fez isso recentemente, não é má ideia fazer um brainstorm. Você pode fazer um mapa mental – vida espiritual, relacionamentos, diversão, minha saúde, família… ah, isso me lembra disso, daquilo e daquilo outro. É uma forma de ter um panorama, o contexto geral, de forma que uma parte de você se sinta mais firme no espaço e no tempo, de forma ampla. Esse exercício é de grande ajuda, temos feito isso ao longo dos anos para milhares de pessoas. É extremamente valioso e pode te surpreender com o que você vai produzir.

Se você realmente identificar essas coisas de maneira precisa e adequada e pensar: Como estou me saindo com relação a isso? Alguns deles podem estar na velocidade de cruzeiro – “ah, está tudo bem” – ou “Opa, isso me lembra de, eu preciso de, é melhor eu dar uma olhada nisso, melhor olhar dessa perspectiva”.

Ou seja, é se firmar essencialmente naquele horizonte um pouco maior ou mais distante. É algo muito valioso a se fazer principalmente quando as coisas estão mudando rápido, para que uma parte sua não sinta que está perdendo o equilíbrio no jogo.

Assista abaixo ao vídeo original:

David Allen é um consultor de produtividade estadunidense com mais de 35 anos de experiência na área e criador do método GTD (Getting Things Done), descrito no livro “A arte de fazer acontecer”, publicado no Brasil pela editora Sextante.

Use os comentários deste post para opinar ou sinalizar algum erro neste conteúdo. Se você registrar suas impressões pelas redes sociais, marque @tatianatenuto para eu ver. Até a próxima!

Aviso: O texto acima faz parte do meu projeto de tradução da série “Dicas de dois minutos para tempos turbulentos”, de David Allen. Saiba mais clicando aqui.

Um comentário sobre “Áreas de foco, responsabilidade e interesse

  1. Pingback: Dicas de dois minutos para tempos turbulentos, do David Allen – Fora de Controle

Deixe um comentário